Poupada dos Jogos Ibero-americanos da Venezuela, encerados no último domingo (10), devido a um desconforto no quadril, a saltadora Maurren Maggi retoma os treinamentos gradualmente nesta semana. Assim, a ideia do técnico Nélio Moura é promover o retorno da atleta no Troféu Brasil.
“A Maurren está evoluindo bem. Ela treinou um pouquinho ontem (segunda-feira) e hoje já deve aumentar um pouco a carga de trabalhos novamente. Na verdade, acredito que foi bom poupá-la, principalmente pelo desgaste da viagem. Então, foi importante ter ficado no Brasil”, explicou Moura.
Maurren seria a estrela do Brasil nos Jogos Ibero-americanos, mas começou a sentir dores na região do quadril durante o Meeting de Eugene-EUA. Desta forma, o treinador decidiu poupá-la apenas como precaução. “Não teve nenhuma lesão importante, mas como provocava desconforto, preferimos não disputar o campeonato”, esclareceu Moura.
Na semana passada, Maurren apenas descansou e realizou tratamento. Ela voltou a treinar na última segunda-feira e, dentro de um período de mais sete dias, a previsão do técnico Nélio Moura é que sua pupila já possa retomar a rotina de preparação normalmente.
Nesta terça-feira, depois de encontrar o ex-fundista queniano Paul Tergat, no Brasil para promover a Maratona de São Paulo, Maurren se disse praticamente recuperada. “Já estou tranquila e acho que, na verdade, eu precisava de um pouco de descanso”, declarou a atleta.
Se a programação correr dentro do previsto, a saltadora volta a competir no Troféu Brasil, no Estádio Ícaro de Castro Melo, mesmo local usado por Maurren na preparação diária. O evento será realizado de 27 de junho a 1º de julho, último dia para obtenção dos índices olímpicos mínimos da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat).
Atual campeã olímpica no salto em distância, Maurren ocupa a quinta colocação do ranking mundial de 2012 com a marca de 6,85m. A brasileira é superada apenas pela norte-americana Brittney Reese (7,12m e 7,04m), pela russa Olga Kucherenko (7,03m) e pela alemã Sostene Moquenara (6,88m).