Campeã olímpica em Pequim, na China, a atleta Maurren Maggi tentará o bicampeonato no salto em distância este ano, nas Olimpíadas de Londres, na Inglaterra. Com o foco voltado para os Jogos, a saltadora treinou no Estádio do Morumbi, na manhã desta sexta-feira (16), e realizou uma de suas melhores performances dos últimos tempos.
Na preparação para a Olimpíada de Londres, Maurren e seu treinador, Nélio Moura, optaram por fazer um período de treinos em Madri, na Espanha, ao invés de participar do Mundial Indoor, realizado no começo do mês em Istambul, na Turquia.
“Em função das férias tardias ano passado, por causa do Pan-americano. Eu não estava 100% para o Mundial Indoor. Eu acho que vale mais entrar em uma competição 100%, me sentindo bem para brigar lá na frente”, justificou Maurren.
O destaque na competição foi a norte-americana Brittney Reese, que conseguiu a marca de 7,23m no salto em distância e será uma das grandes adversárias de Maggi na Inglaterra.
“Eu esperava que a Brittney ia ser forte mesmo, mas eu optei por treinar mais. A briga vai ser dura, mas vai ser boa, de igual para igual. Eu estou treinando muito, me dedicando muito e abrindo mão de muitas coisas. Vou fazer valer a pena lá na frente”, comentou Maurren. A brasileira tem como melhor marca 7,26m, no entanto, a distância de Reese foi bastante superior aquela que rendeu o ouro para Maurren na última Olimpíada, 7,04m.
De volta ao Brasil, Maurren Maggi realizou o melhor treino dos últimos anos, segundo seu técnico Nélio Moura. “Acho que tivemos a oportunidade de ver o melhor treino dos últimos meses, senão dos últimos anos”, destacou o treinador. “O treinamento é para que ela salte o melhor possível no momento certo”, acrescentou.
Maurren também ficou satisfeita com o desempenho e destacou as boas condições da pista no Estádio do Morumbi. “É muito bom treinar no Brasil, especialmente fazendo um treino maravilhoso aqui no Morumbi. A pista é excelente. Tirando o detalhe de não ter uma tábua para treinar, mas eu não senti falta dela hoje”, contou a campeã olímpica.
“Nós estamos colhendo os frutos do treinamento em Madri aqui no Brasil e realmente esse treino de hoje me deixou muito animado”, ressaltou Nélio Moura. O proveito das atividades em Madri foi tamanho, que o técnico de Maurren pensa em repetir a estratégia pouco antes de Londres. “Talvez nossas três últimas semanas de treino, aproximando da Olimpíada, de repente seja lá em Madri”, projetou.
Os saltos no Morumbi não foram medidos, mas o sorriso de Maurren a cada tentativa demonstrava a satisfação da atleta. “Se a gente tivesse medido ficaríamos assustados, porque foi longe”, declarou Moura. O treinador estima que Maurren tenha superado 6,80m.
No caminho até Londres, Maurren Maggi ainda participará de três competições no Brasil, nas cidades de Belém, São Paulo e Rio de Janeiro, além de um torneio nos Estados Unidos.