O brasileiro Felipe Massa chega ao GP da Áustria de Fórmula 1, neste fim de semana, com uma pequena vantagem sobre quase todo o restante do grid. Na categoria de elite do automobilismo mundial, ele é um dos poucos pilotos a já ter participado do evento, que não era disputado desde 2003.
Massa correu no Circuito de Spielberg, que hoje leva o nome da Red Bull, sua proprietária, apenas uma vez, em 2002, já que no ano seguinte não participou do Mundial para ser piloto de testes da Ferrari. Massa abandonou na sétima volta aquela prova, marcada por Rubens Barrichello ter cedido a vitória a Michael Schumacher nos metros finais a mando da equipe.
“Há muito poucos pilotos que já pilotaram neste circuito o que é uma pequena vantagem, mas a pista pode ter mudado e os carros também, então não será o mesmo de 11 anos atrás. Não é um circuito difícil e temos os melhores pilotos do mundo na F-1, então eles devem poder pegar rapidamente”, disse Massa.
Do atual grid da Fórmula 1, apenas o brasileiro, o britânico Jenson Button, o finlandês Kimi Raikkonen e o espanhol Fernando Alonso já competiram na Áustria pela categoria. Em 2003, o piloto inglês, atualmente na McLaren, pilotava pela BAR, Raikkonen e Alonso, atualmente formando a dupla da Ferrari, representavam a McLaren e a Renault, respectivamente.
“Podemos ser competitivos aqui, mas no momento é difícil de dizer onde estamos em comparação com os nossos concorrentes”, avaliou o piloto paulista, que bateu na última volta do GP do Canadá em tentativa de ultrapassagem sobre o mexicano Sergio Pérez, na briga pela quarta posição.