Menu
Mais Esportes

Mascote oficial do Pan é apresentado no Rio

Arquivo Geral

13/07/2006 0h00

Em evento realizado no Forte de Copacabana, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro apresentou a mascote oficial do evento. Trata-se de um sol, criado por uma equipe de seis desenhistas. A simpática figura, porém, ainda não tem nome, já que a escolha ficará a cargo da população.

A decisão pela figura se deu por tratar-se de um elemento presente em toda a América, além da “espontânea associação das pessoas entrevistadas do sol com o esporte”, segundo define o designer Nei Valle. O “batismo” da figura deve ser feito em votação pela internet, que escolherá entre três nomes: Kauê, Luca ou Guará.

Além da mascote, o evento marcou também o lançamento da contagem regressiva de um ano para os Jogos e contou com a presença de algumas autoridades, como o prefeito em exercício do Rio de Janeiro, Evandro Moreira, o presidente da Odepa (Organização Desportiva Pan-americana), o mexicano Mario Vázquez Rama, além do ministro dos esportes Orlando Silva Júnior, da governadora fluminense Rosinha Garotinha e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Moreira, que assumiu a prefeitura carioca durante a licença de César Maia, reafirmou o compromisso do governo municipal em ajudar no que for possível para a realização do Pan. “Como prefeito em exercício, garanto que vamos organizar o melhor Pan-americano de todos os tempos”, prometeu.

O ministro Orlando Silva Júnior também foi enfático ao comentar que o Brasil “caminha rumo à direção certa da elite esportiva.” “A escolha do Rio como sede e a elaboração da Lei Agnelo Piva acarretaram uma grande renovação de talentos no esporte. É fruto da união entre o governo e o comitê organizador”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado