O espanhol Marc Márquez colocou seu nome uma vez mais na história do Mundial de motovelocidade. Bicampeão por antecipação, ele conseguiu sua 12ª vitória na temporada da MotoGP, no Grande Prêmio da Malásia, igualando o recorde do australiano Mick Doohan de vitórias em um mesmo ano na categoria de elite.
No sábado, Márquez quebrou outro recorde ao conseguir a 13ª pole position do ano, superando a marca de 12, obtida no passado por Doohan e também por Casey Stoner. A marca de 12 vitórias em um mesmo ano foi anotada pelo piloto australiano em 1997, ano em que venceu o Mundial de 500cc (com apenas 15 provas), então categoria de elite da motovelocidade.
Marc Márquez largou na pole position neste domingo em Sepang, mas perdeu a primeira colocação da prova já na volta inicial, ultrapassado por Jorge Lorenzo, que ainda aproveitou uma queda de Dani Pedrosa. Valentino Rossi também chegou a liderar o evento, mas por apenas duas voltas. No 17º giro, Márquez assumiu a ponta novamente e construiu vantagem para garantir a vitória.
A segunda colocação em Sepang ficou com Valentino Rossi, seguido por Jorge Lorenzo. Stefan Bradl foi o quarto, deixando Bradley Smith em quinto e Pol Espargaró em sexto. Dani Pedrosa sofreu ainda outra queda durante a corrida e abandonou.
Além de igualar o recorde de Doohan, Márquez garantiu com a vitória o título da Honda no Mundial de Construtores e encerrou uma sequência de quatro triunfos consecutivos da Yamaha. Rossi e Lorenzo, pilotos da marca rival, agora duelam entre si pelo vice-campeonato da temporada.
Marc Márquez ainda terá uma chance para quebrar o recorde de vitórias em uma mesma temporada na categoria de elite do Mundial de motovelocidade. A temporada da MotoGP será encerrada com o Grande Prêmio de Valência, 18ª prova do ano, em 9 de novembro.