Breno Barros
Especial para o Jornal de Brasília
Concentração, precisão e competitividade são os ingredientes que fizeram o jovem Marcus Vinícius D’Almeida, de 17 anos, se apaixonar pelo tiro com arco. Depois de uma temporada única, com resultados históricos para o esporte brasileiro, o arqueiro busca manter a evolução para chegar bem preparado aos Jogos Olímpicos de 2016.
O jovem já conta com uma medalha olímpica na carreira, mas dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados no ano passado na China. Vinícius conquistou a medalha de prata. “Foi a minha primeira olímpica. Lá, eu tive toda a vivência da vila olímpica e do espírito olímpico que somente as Olimpíadas têm. A competição só meu deu aquele gás para treinar forte para disputar o Rio 2016”, conta o brasileiro.
Segundo melhor arqueiro do mundo em 2014, o reconhecimento do potencial do brasileiro é internacional. Marcus Vinícius foi capa da revista da Federação Internacional da modalidade.
“Estampar a capa da revista é o reconhecimento do tiro com arco brasileiro. Foi um reconhecimento geral, porque foi um trabalho coletivo, até de outros atletas brasileiros. É importante para o esporte saber que o Brasil também é uma potência no tiro com arco”, vibra.
Em 2015, o foco de Vinícius é disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto. A competição contará com arqueiros dos Estados Unidos, considerados os melhores da modalidade, México, Canadá e da Colômbia, países que têm tradição no esporte. A equipe nacional buscará quebrar o jejum de medalha na competição que dura desde 1983. “O ano começou e consegui a classificação para a primeira etapa da Copa do Mundo. Classifiquei em segundo na seletiva brasileira com boas pontuações. A equipe toda foi muito bem”, analisou.
Antes, porém, o brasileiro disputará as etapas da Copa do Mundo de Xangai (5 a 10 de maio) e Antália (26 a 31 de maio). As outras etapas são Wroclaw (11 a 16 de agosto), Medellín (8 a 13 de setembro) e final na Cidade do México (17 e 18 de outubro). Em 2015 também haverá o Aquece Rio, evento internacional marcado para o período entre 15 e 22 de setembro.