Haland Guilarde
Especial para o Jornal de Brasília
Sem receber uma prova desde dezembro de 2014, o Autódromo Nelson Piquet vive um dilema para o próximo final de semana. Nos dias 21 e 22 de novembro está agendado para o local a decisão do Campeonato Brasileiro de Drift – competição de manobras automobilísticas radicais. A organização da prova afirma que a disputa vai ocorrer e tem comercializado ingressos, enquanto o governo local não confirma o evento.
De acordo com os responsáveis pelas provas de Drift, o fato de o local estar fechado não interfere na sua realização. O Autódromo receberia uma prova da Fórmula Indy em 8 de março deste ano e, por isso, começou a ser reformado em janeiro. Irregularidades levaram à interrupção das obras, além do cancelamento de outros eventos como a Stock Car e a Fórmula Truck.
Para a disputa da final do Brasileiro de Drift os organizadores informam que “500m a 600m são necessários para as manobras dos pilotos e que, toda a estrutura montada, inclusive as arquibancadas móveis, serão de responsabilidade dos organizadores do campeonato”. O trecho do autódromo que se pretende utilizar é a curva do mergulho, virada para as piscinas do DEFER.
O Governo do Distrito Federal declarou, por sua vez, que não há uma posição sobre a realização ou não do evento. A decisão será tomada após a análise do setor jurídico, que, de acordo com a assessoria do GDF, “está tratando do assunto e precisa se resguardar de qualquer problema futuro”.
Já o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) aponta que nada pode ser feito no que se refere a proibir ou autorizar a realização da final do Brasileiro de Drift no Autódromo Nelson Piquet.
Nas kabeças
A competição de Drift tem o catarinense Márcio Kabeça na liderança, com 216 pontos, quatro de vantagem sobre seu adversário mais próximo, o brasilense Vitor Jatobá.
Se em Brasília o evento corre o risco de não ser realizado, as outras quatro etapas ocorreram normalmente. A abertura do Brasileiro ocorreu no kartódromo Ferrari, dentro do complexo do Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Na sequência, na cidade de Camboriú-SC, Serra-ES e Goiânia-GO, respectivamente, receberam as provas e as manobras radicais.