O corredor cubano Dayron Robles perdeu a medalha de ouro e a glória conquistadas nesta segunda-feira no Campeonato Mundial de atletismo, em uma reviravolta tão dramática como a da eliminação do jamaicano Usain Bolt na corrida dos 100 metros na noite anterior.
O detentor do recorde mundial nos 100 metros com barreiras foi desclassificado por causa de uma disputa física na pista com o chinês Liu Xiang na prova final.
Robles chocou-se com Liu numa corrida épica entre os três mais rápidos corredores dessa categoria em todos os tempos e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, à frente de Jason Richardson, também dos EUA. No entanto, o chinês protestou e o juiz deu a medalha de ouro a Richardson. Uma apelação do cubano foi rejeitada pelo júri e Richardson manteve o ouro, ficando Liu com a prata e o britânico Andy Turner com o bronze.
“Robles me atingiu duas vezes, no nono obstáculo ele me empurrou, mas não foi intencional”, disse o ex-campeão olímpico Liu a repórteres. “Se não fosse o incidente, eu seria medalhista de ouro.” Liu declarou que é amigo do cubano.
Richardson afirmou: “A reação é agridoce. Estou desapontado por ter ganho por uma tecnicalidade. Eu gostaria que em circunstâncias diferentes ele pudesse manter a medalha, mas regras são regras.”
Robles deixou o estádio sem fazer comentários.