Menu
Mais Esportes

Mais três brazucas em Pequim

Arquivo Geral

30/04/2008 0h00

O Brasil somou mais quatro vagas no torneio de boxe dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na noite de terça-feira, quatro pugilistas nacionais carimbaram seu passaporte no Torneio Pré-olímpico das Américas, que está sendo realizado na Guatemala.

As vagas foram conquistadas nos pesos mosca-ligeiro, pena, mosca e leve. Paulo Carvalho puxou a fila vencendo a semifinal da categoria mosca-ligeiro contra o colombiano Oscar Padilla Negrete. Com três vagas em jogo, o brasileiro superou o adversário por pontos, fechando o combate com 20 a 4. Na disputa pelo título, ele enfrenta o dominicano Winston Montero, que passou pelo cubano Yampier Hernandez Gonzalez por 13 a 6.

Os pesos penas entraram no ringue disputando apenas duas vagas remanescentes e o brasileiro Robson Conceição garantiu a sua. Ele castigou o porto-riquenho Abner Cotto, vencendo por 24 a 6 e chegou à final do torneio.

Na decisão, ele enfrenta o também classificado Roberto Navarro, da República Dominicana. Navarro venceu o guatelmalteco Jose Giovanny Pantaleon por 14 a 3.

Nos pesos mosca, Robenilson Vieira cumpriu sua parte ao superar o mexicano Braulio Avila Juarez por 20 a 9. Finalista da competição, ele disputa o título contra o guatemalteco Eddie Valenzuela Barillas, que bateu o colombiano William Urina Serna. O combate foi interrompido por decisão dos árbitros.

A quarta vaga nacional, veio com o leve Everton Lopes, que passou pelo mexicanoa Francisco Vargas Pelaez com 11 a 6. Agora, ele enfrenta o porto-riquenho Jose Pedraza, que eliminou o equatoriano Alexis Javier Falleco Lara em outro confonto encerrado por decisão da arbitragem.

A frustração da rodada ficou por conta do superpesado Gleison Silva de Abreu. Com apenas duas vagas em disputa, o brasileiro foi eliminado nas semifinais pelo colombiano Oscar Rivas por apenas um ponto de diferença. Rivas venceu por difíceis 6 a 5 e decide o título contra o venezuelano Jose Payares, que bateu o norte-americano Michael Hunter por 10 a 3.

Após o combate, Abreu tratou de se conformar com a situação. “Deus sabe o que faz e se isto aconteceu é porque ele tem algo melhor para mim. Tenho de levantar a cabeça”, disse à ESPN após o combate.

Antes dele, também haviam falhado na busca da vaga o campeão dos Jogos Pan-americanos Pedro Lima, eliminado domingo nas quartas-de-final da meio-médio e o médio Florentino Yamaguchi, superado nas semis pelo norte-americano Shawn Estrada por 12 a 7. As três categorias tinham apenas duas vagas em disputa.

O Brasil tem mais dois atletas com chances de classificação olímpica. Uma com o pesado Hamilton Ventura da Conceição e outra com o médio-ligeiro Myke Carvalho. A categoria pesado levará apenas o campeão para Pequim e o brasileiro disputará o título do torneio. Na semifinal, ele bateu o canadense Lois Sylveira-Jaques por 11 a 5. O outro finalista é o colombiano Deivi Julio Blanco, que passou pelo porto-riquento Alexander Vellon com fáceis 10 a 1.

Carvalho foi superado nas semis pelo dominicano Felix Manuel Diaz Guzman por 8 a 6 e precisa garantir o bronze para incluir seu nome na lista de Pequim. A disputa do terceiro lugar será contra o argentino Gumersindo Carrasco, superado pelo porto-riquenho Jonathan Gonzalez por 10 a 8 na fase anterior.

Até o momento, o Brasil possui cinco atletas classificados para as Olimpíadas. O meio-pesado Washington Silva já tinha se garantido na China no primeiro Pré-olímpico, realizado no início do ano em Trinidad e Tobago.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado