
O fim de semana foi bom para a marcha atlética brasileira. Na 3ª etapa da IAAF Race Walking Challenge disputada em Dudince, Eslováquia, dois brasileiros garantiram vagas na modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os catarinenses Moacir Zimmermann e Jonathan Riekmann.
Riekmann quebrou o recorde brasileiro da prova de 50 quilômetros por 10 segundos e terminou na 19ª colocação, com 3h55min26s. A marca anterior era de Mario José dos Santos Junior, atleta que também possui índice olímpico.
Com 1h22min43s, Moacir Zimmermann superou o índice olímpico em mais de um minuto e também estará no Rio em agosto na prova dos 20 quilômetros. Caio Bonfim, sexto colocado no Mundial de Pequim e bronze no Pan de Toronto em 2015, está classificado nas duas modalidades.
Já garantida nas Olimpíadas, Erica Sena conquistou o segundo lugar e bateu seu próprio recorde sul-americano, com tempo de 1h28min22s. A atleta pernambucana foi medalha de prata no Pan de Toronto, em 2015. Cisiane Dutra, outra brasileira classificada para a Rio 2016, ficou na 23ª colocação.