O lugar já recebeu provas das mais variadas categorias de velocidade, seja de carro, moto ou caminhão. Desta vez, porém, o que vai tomar conta do circuito do Autódromo Nelson Piquet, amanhã, às 15h, são veículos mais simples do que os super modelos: as bicicletas.
Esta não é a primeira vez que o lugar é tomado pelas “magrelas”. No ano passado, o Desafio Capital de Ciclismo realizou cinco etapas no complexo. Em 2014, por falta de datas e de apoio da federação local de ciclismo, este será o primeiro e último do ano.
Diante disto, engana-se quem pensa que a realização do evento terá um tom fúnebre. Até ontem, mais de 100 atletas de Brasília e da redondeza marcaram presença. Além disso, Marcello Almeida, um dos organizadores do evento, guarda outro montante de inscrições aos que chegarem de última hora.
“Pedalar aqui é bom porque nos oferece uma estrutura de segurança muito melhor do que se fôssemos competir na rua. Além de a burocracia ser bem menor para promover”, acrescenta o experiente Deusimar Alves, de 44 anos.
Oportunidade aos novos
Com o circuito do autódromo disponível, os atletas garantem que este tipo de competição oferece mais atrativos a quem está começando agora na modalidade, pois as curvas não exigem técnica profissional. “Na rua não é qualquer um que pode competir”, disse Alves.
Saiba Mais
O dia é de eleições e o horário foi estrategicamente marcado para atrair um público maior, de acordo com um dos organizadores Marcello Almeida.
De acordo com ele, o apreciador da modalidade vai votar cedo e depois passar pelo autódromo.
Marcello ainda acrescenta que Brasília tem um grande potencial para formar atletas do esporte.
As vias largas e ciclovias construídas facilitam a prática da modalidade.
Buracos no asfalto assustam
A precariedade dos boxes e das instalações do Autódromo de Brasília podem ser observadas a olho nu. Mas a pista sempre foi alvo das maiores reclamações de qualquer atleta que passou por lá dirigindo o seu carro ou moto.
Este protesto, porém, tomou conta até dos ciclistas que usam o circuito diariamente para treinar. Os pneus super finos usados por eles têm um aro de 70/20, e podem facilmente entrar nas rachaduras do lugar.
“Se o ciclista não prestar atenção no que está fazendo, pode se acidentar facilmente”, disse o atleta Deusimar Alves. Após a declaração, ele mostrou que não estava mentindo pegando a bicicleta e colocando o pneu literalmente dentro da “vala”.
Mesmo diante disto, o Autódromo continua sendo a melhor opção para competições desde que o velódromo da cidade foi demolido para a construção do novo Mané Garrincha.
“Aqui podemos fazer treinos específicos, é mais sossegado, isolado e dá para fazer um trabalho bom de base para quem está começando agora”, disse o organizador da prova de amanhã, Marcello Almeida, que também irá competir.
Serviço
Evento: Desafio Capital de Ciclismo 2014.
Local: Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Horário: às 15h.
Inscrições: inicialmente custavam R$ 30. Agora saem ao valor de R$ 50 nas lojas JC Bikes (Ceilândia e Vicente Pires), Superbike 101 (Sudoeste), Sport Cicle 310 (Asa Sul), Go Mounbikes (Vicente Pires) e Bike Fitness Morroi (Taguatinga).
Ao público: a entrada é gratuita.