Maior vencedor do Masters 1000 de Monte Carlo, com oito títulos, Rafael Nadal não poderia ter começado de maneira melhor o torneio no saibro de Mônaco. Na manhã desta quarta-feira, o espanhol fez partida segura e derrotou o jovem francês Lucas Pouille (108º do mundo), de 21 anos, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, após 1h08 de confronto.
A promessa do tênis francês só conseguiu dar trabalho para o Rei do saibro até o quarto game do primeiro set (2/2). Depois disso, o “Touro Miura” encaixou todos os seus golpes, subiu bem à rede, e venceu os quatro seguintes, fechando a parcial em 6/2.
O octacampeão manteve o ritmo no segundo set para o azar de Pouille, que venceu apenas mais um game. O canhoto de Mallorca foi agressivo e conseguiu mais duas quebras, sendo pouco ameaçado enquanto sacava. O resultado: 6/1 em apenas 33 minutos e vaga assegurada à próxima fase.
Cabeça de chave número 3, Rafa cometeu apenas cinco erros não forçados, contra 31 do adversário. O ex-número 1 do mundo também disparou mais bolas vencedoras (13 a 10).
Nas oitavas de final, o espanhol vai encarar o vencedor do embate entre o norte-americano John Isner (15º) e o sérvio Viktor Troicki, que se enfrentam ainda nesta manhã.
Além de Rafael Nadal, Tomas Berdych (6º) também confirmou o favoritismo. Ele superou o ucraniano Sergiy Stakhovsky por 2 sets a 0, em parciais de 6/4 e 7/6 (7-2). O próximo desafio do tcheco será o espanhol Roberto Bautista Agut (12º), ganhador do duelo diante do alemão Philipp Kohlschreiber em três sets, 6/7 (3-7), 6/3 e 7/6 (7-4)