Em uma temporada cheia, o Grand Prix aparece como o segundo principal compromisso da seleção brasileira feminina de vôlei. A equipe de José Roberto Guimarães, vice-campeã no ano passado, busca a redenção e o nono título da competição. Para isso, terá que superar difíceis rivais e suportar a pressão de jogar fora de casa.
Em Busan, o primeiro duelo do Brasil será contra o Japão, na madrugada desta sexta-feira, às 2h (de Brasília).
Dona do maior número de títulos de Grand Prix da história, a seleção brasileira quer aumentar o recorde e conquistar a nona medalha de ouro. Além disso, a equipe verde-amarela pretende embalar para o Campeonato Mundial de vôlei, que garante vaga para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.
Um dos favoritos ao título, o Brasil se encontra no Grupo C, uma chave complicada para o início da competição. Sempre ameaçador e extremamente defensivo, o Japão é uma das pedreiras da primeira fase, assim como a Coreia do Sul que, apesar de não ter o alto nível das nipônicas, vem melhorando no vôlei.
Além das asiáticas, a seleção brasileira irá duelar com a Alemanha, que vem buscando firmar seu posto no vôlei e chega confiante a Busan (Coreia do Sul), sede do grupo na primeira semana.
No ano passado, o Brasil perdeu para os Estados Unidos na decisão e ficou com a prata. Para esta temporada, a palavra no vestiário da seleção brasileira é vitória, para trazer mais uma medalha dourada para o País.