Valentino Rossi ficou bastante abalado com a perda do título mundial no MotoGP. A frustração por ter ficado atrás do espanhol Jorge Lorenzo após liderar por grande parte da temporada preocupou sua mãe, Stefania Palma. Ela disse nunca ter visto o filho tão abatido, mas contou que a vitória no Rally de Monza apaziguou seus ânimos.
“Após o final do mundial foi muito triste. Eu nunca o tinha visto assim. É o que aconteceu”, contou Stefania ao canal BBC. “Felizmente ainda tínhamos o Rally de Monda, em novembro, que foi um divisor de águas. Ele voltou para casa mais calmo. ”
Além da derrota para o companheiro de Yamaha, Rossi enfrentou uma polêmica com o jovem Marc Márquez nas etapas finais. O italiano acusou o piloto da Honda de sabotar a própria atuação para beneficiar o compatriota Lorenzo, a fim de prejudica-lo. As decepções, contudo, não desanimaram Rossi na busca pelo sétimo troféu da carreira.
“Quando a decepção começou a ser superada, ele voltou a ter vontade de subir de novo na moto”, explicou a mãe. “Os projetos e sonhos são tudo parte do futuro. Valentino está sempre confiante e pronto para correr. Se ele tem quase 37 anos e ainda está pilotando, é somente por isso. Ele gosta da estratégia das corridas, sempre inventa algo e sempre estuda os adversários.”
Stefania acredita que, se cada um fizer o seu trabalho em 2016, tudo voltará ao normal e não haverá conflitos oriundos da turbulenta temporada. Questionada sobre o que daria de presente de Natal para os rivais espanhóis, ela receitou algo inusitado para reestabelecer a tranquilidade: “O cachimbo da paz.”