Até a mãe de Floyd Landis, campeão da Volta da França, criticou a possibilidade de seu filho ter usado substâncias dopantes na principal conquista da carreira. Arlene Landis garantiu que não culpará seu filho por ter tomado remédios para tratar dores no quadril, mas garantiu que seria justo que ele não mantivesse a conquista em caso de “algo pior”.
“Não vou culpar meu filho se o que ele tiver tomado for um remédio para tratar as dores, mas se for algo pior, então ele não merece a vitória”, disse a mãe do ciclista em entrevista à agência Associated Press.
Arlene se negou a dar declarações com profundidade do envolvimento do filho. “Não voltei a falar com ele depois do escândalo e não vou fazer comentários até conhecer os detalhes do caso. Sei que (o doping) é uma tentação para todos os corredores, mas não vou tirar conclusões”, disse ela, que se disse “decepcionada”.
Floyd Landis testou positivo para uma quantidade “muito acima do normal” de testosterona no controle ao qual foi submetido logo após a vitória na 17ª etapa da Volta da França, segundo anunciou oficialmente sua equipe, a Phonak.