Campeão olímpico e mundial de natação, Cesar Cielo encabeçou a comitiva de nadadores que se encontrou na manhã desta terça feira com o presidente Lula, em Brasília. Além do paulista, estiveram presentes Felipe França, vice-campeão mundial dos 50m peito, e Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
De bom humor, o chefe do Executivo brincou ao dizer que no passado também foi um bom atleta, chegando a nadar rapidamente os 100m livre na piscina do Palácio da Alvorada. Entretanto, o problema de bursite com o qual sofre o obrigou a parar com a modalidade.
Lula recebeu de presente um agasalho de chefe da delegação brasileira de natação e mostrou-se interessado na rotina de treinos dos competidores. Informado que eles nadam cerca de quatro horas por dia, o presidente ressaltou o exemplo e lembrou que resultados só aparecem depois de muito esforço.
Coaracy Nunes também aproveitou a oportunidade para sugerir maior apoio para a formação de atletas na universidade – Cielo, por exemplo, costuma treinar cerca de seis meses por ano na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, onde possui também bolsa de estudos.
Lula repassou a sugestão para o ministro do Esporte, Orlando Silva, que por sua vez prometeu discutir o assunto em reunião com reitores.
No Mundial de Roma, encerrado no início do mês, o Brasil fez a melhor campanha de sua história: a natação masculina, por exemplo, só não somou mais pontos que os Estados Unidos. Campeão olímpico dos 50m livre, Cielo também venceu a prova no Mundial, além de conquistar o título nos 100m livre, com direito a recorde mundial.