O secretário-geral da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, Carlos Osório, antecipou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente na escolha da sede do evento, que acontecerá no dia 2 de outubro em Copenhague.
Em declarações à Agência Efe na cidade suíça de Lausanne, Osório disse que “teremos em Copenhague alguns personagens importantes que não estiveram aqui, começando pelo presidente Lula, e vamos levar outras personalidades da história do Brasil”, sem dar nomes.
Apesar dos esforços técnicos e humanos feitos pelas candidatas em Lausanne, o secretário-geral estima que as concorrentes terão que guardar alguma surpresa para a apresentação final em Copenhague, poucas horas antes da eleição.
“Será um desafio, porque o nível aqui foi muito alto e todas as cidades terão que trabalhar muito para criar algo atrativo e novo”, disse.
Além do Rio de Janeiro, Madri, Tóquio e Chicago expuseram ontem e hoje em Lausanne aos membros do COI seus planos para organizar os Jogos de 2016.
“Esta reunião foi excelente para Rio e para todas as cidades. Tivemos a oportunidade de nos comunicar com os membros do COI, com os eleitores, de fazer uma apresentação longa e de nos submeter a suas perguntas”, comentou Osório.