Campeão das últimas três edições do Campeonato Mundial e um dos maiores favoritos para ficar com o título desta edição que está sendo disputada na Polônia, o Brasil fechou a primeira fase do torneio com cinco vitórias em cinco jogos. Para o levantador Raphael, que substituiu bem o capitão Bruninho no jogo contra a Polônia, a campanha da Seleção vem sendo muito boa principalmente pela qualidade de todo o elenco.
“Ter um grupo completo sempre foi uma arma da seleção brasileira. Todos estão preparados e isso é fundamental, principalmente em um Mundial, que é um campeonato muito longo. Aqui, podemos usar os 14 jogadores e o nível continua o mesmo. O grupo entende muito bem isso e todos estão prontos para dar sua contribuição”, disse Raphael.
O levantador entrou durante outras partidas, mas foi escalado como titular contra a Polônia já que Bruninho ficou fora por conta de um trauma na mão direita. Apesar da responsabilidade, o jogador teve uma atuação que rendeu elogios do técnico Bernardinho.
Quem também considera positivo o desempenho do Brasil na primeira fase é o central Lucão, que analisou os jogos disputados e já mostrou preocupação com a Bulgária, primeira adversária da próxima fase.
“Tivemos um início muito bom, contra Alemanha, Tunísia e Finlândia, e os dois últimos jogos erramos um pouco demais. A Coréia defendeu muito e Cuba começou muito bem. Agora, contra a Bulgária, conseguimos jogar muito bem em um amistoso que fizemos recentemente. Mas é um adversário que vem muito forte no saque e temos que estar muito atentos”, afirmou Lucão.
O Brasil dará início à segunda fase do Campeonato Mundial contra a Bulgária, nesta quarta-feira, às 16h40 (de Brasília), novamente em Katowice – mesmo local onde foram disputados os cinco primeiro jogos.