Atualmente, a crise econômica emcabeça a lista dos maiores problemas mundiais. Entretanto, para Juan Antonio Samaranch, um dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), ela não é impedimento para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 na capital espanhola de Madri, que disputa contra Chicago, Tóquio e Rio de Janeiro o direito de sediar os Jogos.
“A candidatura espanhola se caracteriza pela vitalidade e segurança. Aqui, os Jogos Olímpicos podem ser realizados com ou sem crise, porque que temos um argumento extremamente concreto: neste país a maioria dos investimentos já foram feitos. E isso pode calar todo mundo”, afirmou o espanhol Samaranch, que completou.
“Tenho experiência porque é minha profissão. Não vi, até agora, um orçamento com tantos detalhes e tanta profundidade como o de Madri-2016”, concluiu o diretor do COI, sem esconder a sua preferência pela capital do país.
Nesta semana, a comissão de avaliadores do COI está na Espanha para verificar a infraestrutura e instalações do país, depois de visitar Chicago, Tóqui e Rio de Janeiro, as outras cidades que também estão na briga para receber a disputa.