O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, na cidade russa de Sochi, inovou ao apresentar sua logomarca, que inclui o site do evento.
É a primeira vez na história dos Jogos Olímpicos que uma logo é criada a partir de um endereço na internet.
A parte superior do emblema tem a inscrição “sochi.ru” e 2014 na metade inferior esquerda, enquanto à direita aparecem os cinco anéis olímpicos.
Para os criadores da logomarca, a intenção é buscar chegar ao público através das plataformas digitais para promover o diálogo entre as nações e os torcedores.
O presidente do comitê organizador, Dmitri Chernishenko, qualificou a apresentação, realizada hoje em entrevista coletiva em Moscou, de “dia histórico para a Rússia e para os esportes de inverno”.
“Os Jogos de Sochi sempre buscaram ser uma porta para o futuro, como diz o lema do evento, e nossa nova marca demonstra que esse compromisso é mais forte do que nunca”, completou.
O belga Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), afirmou que “a logomarca se tornará uma das marcas mais visíveis e reconhecidas, especialmente porque Sochi 2014 fez um esforço consciente para associar sua marca à geração digital”.
A logomarca dos Jogos Paraolímpicos de Inverno será apresentada ainda este mês.
O balneário russo, junto ao Mar Negro, receberá a bandeira olímpica em 28 de fevereiro de 2010, quando se encerrarão os Jogos de Vancouver, no Canadá.
Uma grande apresentação da marca seria realizada ontem, mas o evento – que teria até apresentação com os melhores patinadores no gelo da Rússia – acabou adiada em razão do atentado terrorista a um trem na sexta-feira, que deixou 26 mortos.
O Nevski Express, trem rápido que liga Moscou a São Petersburgo e que alcança uma velocidade de 200 km /h, descarrilou na sexta-feira passada após a explosão de uma bomba nos trilhos. Além das 26 mortes, cerca de 100 pessoas acabaram feridas.