Menu
Mais Esportes

Liga Nacional de Basquete restaura série melhor de cinco nas finais do NBB

Arquivo Geral

07/07/2015 19h35

O título do Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio nacional da modalidade, voltará a ser decidido em uma série melhor de cinco. A decisão foi anunciada pela Liga Nacional de Basquete nesta terça-feira, após uma Assembleia Geral da entidade com representantes dos clubes associados.

A competição vai para sua oitava edição em 2015/16. Nos três primeiros anos, as finais eram disputadas em uma melhor de cinco jogos. Entre 2011 e 2014, o título da NBB foi decidido em partida única, e na última temporada, a organização testou um modelo melhor de três, mas acabou voltando para as cinco partidas.

“Chegou a hora de voltarmos à final em cinco jogos”, disse o presidente da LNB, Cássio Roque, exaltando a popularidade da competição. “Foi muito importante a experiência que tivemos nas últimas quatro edições, com jogos na TV aberta. O NBB ganhou extrema visibilidade e isso ajudou no processo de consolidação da competição. Hoje, temos um campeonato forte e, assim como as principais competições mundiais, será emocionante voltar a decidir o título numa série de cinco partidas”, acrescentou.

Além disso, houve também uma alteração no formado do mando de quadra nos playoffs. Em vez de ser disputada no modelo 2-2-1, com os Jogos 1, 2 e 5 sediados pela equipe com melhor campanha, a final terá o modelo 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 nos domínios do melhor classificado.

O sistema de acesso e descenso também será mantido. Apenas o último colocado será rebaixado à Liga Ouro, enquanto o campeão da divisãod e acesso terá o direito de pleitar a uma vaga na elite. 

Palmeiras deixa NBB e dá lugar à Liga Sorocabana

Com exceção do Palmeiras, todos os 16 participantes da última temporada formalizaram o pedido para disputar o NBB8: Basquete Cearense, Bauru, Brasília, Flamengo, Franca Basquete, Limeira, Macaé Basquete, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro Basquete, São José e Unitri.

Sem patrocinador, o Verdão oficializou o pedido de afastamento e vai disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Em seu lugar no NBB entra a Liga Sorocabana, rebaixada à Liga Ouro na última temporada. Já o Caxias Basquete (RS), campeão da Liga Ouro 2014, poderá pleitear o direito de disputar o principal torneio do esporte da bola laranja.

As equipes terão um mês para apresentar a documentação necessária e comprovar que possuem condições técnicas, financeiras e estruturais para a disputa do NBB. A Liga Nacional de Basquete vai divulgar as avaliações em agosto, após reunião do conselho administrativo da entidade. A tabela de jogos será divulgada na mesma ocasião.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado