Peça fundamental do Washington Wizards nos últimos meses, o ala-pivô Nenê Hilário está fora do restante da temporada regular da National Basketball Association (NBA). Após deixar a quadra com dores no triunfo por 96 a 83 sobre o Cleveland Cavaliers, nesta segunda-feira, o atleta brasileiro passou por exames e foi diagnosticado com estiramento no ligamento colateral medial de seu joelho esquerdo, ficando afastado das quadras por seis semanas.
Caso não haja nenhuma surpresa, Nenê não retornará ao time até o término desta temporada. A expectativa é de que o ala-pivô desfalque a equipe da capital dos Estados Unidos nas próximas 26 partidas, podendo participar normalmente dos jogos apenas em caso de classificação aos playoffs da Conferência Leste. Atualmente, o time comandado pelo treinador Flip Saunders está na quinta colocação, com 50% de aproveitamento (28 vitórias e 28 derrotas).
Contratado pelos Wizards em negociação com o Denver Nuggets em março de 2012, o atleta brasileiro não entrou em quadra em sete oportunidades nesta temporada e viu seu time ser sucumbir em seis delas. Ao todo, o Washington acumula retrospecto de 60 vitórias e 61 derrotas com Nenê, enquanto o rendimento cai para oito triunfos e 34 reveses sem o ala-pivô.
Aos 31 anos, o brasileiro passa por um de seus melhores momentos desde que chegou a NBA, em 2002. Nesta temporada, o ala-pivô acumula médias de 14,2 pontos, 5,8 rebotes e 30,1 minutos em quadra por jogo, sendo um dos destaques da equipe ao lado do armador John Wall. No último sábado, marcou 30 pontos na vitória por 94 a 93 sobre o New Orleans Pelicans.