LeBron James lutou, mas não conseguiu evitar sua terceira derrota em finais de NBA. Com a derrota para o Golden State Warriors, o astro do Cleveland Cavaliers conheceu seu terceiro vice-campeonato na liga norte-americana, em cinco decisões consecutivas em que participou. O camisa 23 ainda lamentou as ausências de Anderson Varejão, Kevin Love e Kyrie Irving, lesionados, no confronto final com a franquia da Califórnia.
“Draftado” em 2003 pelo próprio Cleveland Cavaliers, LeBron conheceu o amargo gosto de uma derrota em finais pela primeira vez em 2011, quando o San Antonio Spurs bateu o time de Ohio por 4 a 0 na série. Já vestindo a camisa do Miami Heat, o ala levantou o troféu Larry O’Brien em 2012 e 2013. No ano passado, ainda na representação da Flórida, caiu novamente para os Spurs, por 4 a 1.
“Não importa onde esteja ou qual equipe defenda, perder as finais é frustrante em Miami, Cleveland ou Marte”, lamentou LeBron em entrevista coletiva após a derrota para os Warriors, por 105 a 97.
O astro dos Cavaliers terminou a série decisiva com médias de 35,8 pontos, 13,3 rebotes e 8,8 assistências, liderando as três categorias nas finais, sendo o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o feito. Mesmo sabendo do protagonismo indiscutível em sua equipe, LeBron exaltou os esforços de seus companheiros, mas admitiu a superioridade dos adversários.
“Não importa o que eu fiz, o que conta é o trabalho da equipe. Meus companheiros lutaram ao máximo, mas enfrentamos uma equipe que jogou melhor e por isso temos que tirar o chapéu”, declarou o camisa 23, que viu os Warriors virarem a série de 2 a 1 para 4 a 2.
King James ainda comentou a estratégia defensiva que o Golden State aplicou sobre ele e seus companheiros, afirmando que Andre Iguodala, que venceu o astro na concorrência pelo prêmio de MVP das finais, não o marcou individualmente.
“Defensivamente, nunca houve uma batalha de um contra um. Cada vez que eu o superava, sempre tinha outro jogador dos Warriors para me marcar. Portanto, nunca se deu nada parecido com os famosos duelos entre Bird e Magic ou Jordan contra Bird, como vemos nos vídeos antigos e não nestas finais”, analisou o MVP das finais de 2012 e 2013.
Por fim, LeBron James lamentou a ausência na decisão de um trio fundamental na equipe de Ohio. O pivô brasileiro Anderson Varejão perdeu a maior parte da temporada após lesionar o tornozelo esquerdo, Kevin Love deixou o time no playoff contra o Boston Celtics com dores nas costas e Kyrie Irving machucou o joelho esquerdo durante as finais da Conferência Leste diante do Atlanta Hawks.
“Não é fácil superar primeiro a lesão de Anderson Varejão, depois a de Kevin Love e por fim perdemos também Kyrie Irving. Lutamos e tentamos superar suas ausências, mas no fim se fez sentir que o talento estava nos companheiros do lado de fora”, acrescentou LeBron.
“É claro que voltamos a colocar a equipe em um patamar para lutar de novo pelo título, mas nos falta muito trabalho a fazer”, encerrou.