O astro LeBron James está de volta ao Cleveland Cavaliers. O ala, duas vezes campeão da NBA com o Miami Heat, deixou a franquia da Flórida para retornar ao time que o projetou para o estrelato apenas quatro anos depois de abandoná-lo, em uma ação que causou revolta de fãs e dirigentes.
LeBron deixou os Cavaliers ao fim da temporada de 2010 e acertou com o Miami Heat, alegando o sonho de ser campeão da NBA. À época, a transferência deixou irritados os torcedores do time, que queimaram camisas do astro, e até o dono da franquia de Ohio, Dan Gilbert, que escreveu uma raivosa carta de críticas.
Mas a estrela da NBA, quatro vezes MVP do campeonato e duas vezes melhor jogador das finais, resolveu voltar para casa, como ele mesmo definiu. Natural de Ohio, o ala retorna ao estado para tentar dar o primeiro título da NBA ao Cleveland Cavaliers, equipe que sofreu com más campanhas nos últimos anos.
“Sempre acreditei que voltaria a Cleveland para encerrar minha carreira, só não sabia quando. Depois da temporada, nem pensava em me tornar agente-livre. Mas tenho dois filhos e minha mulher Savannah está grávida de uma garota. Comecei a pensar como seria criar minha família na minha cidade natal. Olhei outros times, mas não iria trocar Miami por qualquer outro a não ser Cleveland. Quanto mais o tempo passou, mais certo pareceu. Isso é o que me deixa feliz”, disse LeBron James em um depoimento publicado pela revista Sports Illustrated.
O ala passou quatro temporadas no Miami Heat e, ao lado de Chris Bosh e Dwyane Wade, levou o time a quatro finais consecutivas da NBA. Perdeu a primeira diante do Dallas Mavericks, mas ganhou duas seguidas, derrotando o Oklahoma City Thunder em 2012 e o San Antonio Spurs em 2013. Nesta temporada, a equipe perdeu a chance do tricampeonato consecutivo ao cair na decisão para o mesmo adversário do ano anterior.
“Quando deixei Cleveland, estava em uma missão. Buscava campeonatos e ganhamos dois. Mas Miami já conhecia esse sentimento, nossa cidade não teve isso por muito tempo. Minha meta é ganhar o máximo de títulos possível, sem dúvida. Mas o mais importante para mim é trazer um troféu para o nordeste de Ohio””, explicou.
De volta aos Cavaliers, LeBron James terá um cenário bem diferente do que encontrou em seus últimos anos no Heat, equipe experiente e de muitas estrelas. Com um time jovem e sem boas campanhas nos últimos anos, ele terá a missão de reerguer a moral do grupo ao lado do armador Kyrie Irving e do brasileiro Anderson Varejão.
“Não estou prometendo um campeonato, sei que isso é difícil de alcançar e não estamos prontos agora. Quero ganhar no próximo ano, mas sou realista. Estarei em uma situação com um time jovem e um técnico novo. Serei o experiente. Me vejo agora como um mentor e estou animado para liderar jovens talentos. Acho que Kyrie Irving pode ser um dos melhores armadores da nossa liga e que posso ajudar a aumentar o nível de Tristan Thompson e Dion Waiters. E mal posso esperar para me reunir com Anderson Varejão, um dos meus companheiros favoritos”, avaliou.