Medalhista olímpico, o judoca Leandro Guilheiro começou bem o ano de 2011. Na primeira competição da temporada, o brasileiro conquistou a prata do Masters de Baku, disputado no Azerbaijão. Esta foi a segunda medalha do Brasil no torneio, que faturou o bronze com Sarah Menezes (48kg) no sábado.
Número três do ranking mundial, Guilheiro somou mais 240 pontos e saiu na frente na disputa por uma vaga nas Olimpíadas de Londres-2012. O Masters é um evento da ITF (Federação Internacional de Judô) e é o torneio que mais distribui pontos depois dos Jogos Olímpicos e do Mundial.
Para chegar à decisão do Masters, Guilheiro venceu na estreia o campeão olímpico Ole Bischof, da Alemanha, por yuko. Na segunda luta, vitória sobre o francês Axel Clerget, por ippon. Na semifinal, vitória por ippon sobre o japonês Takahiro Nakai. O ouro ficou com o local Elnur Mamadi, que derrotou o brasileiro por ippon na final.
Tiago Camilo (90kg), Rafael Silva (+100kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg) ficaram com a quinta colocação no Masters. Após vencer o italiano Lorenzo Bagnoli por ippon, Tiago Camilo acabou derrotado por yuko pelo japonês Takashi Ono, líder do ranking mundial.
Rafael Silva bateu por ippon Emil Tahirov, do Azerbaijão, na estreia. Mas, na luta seguinte, o brasileiro foi superado por yuko pelo francês Teddy Rinner, tetracampeão mundial. Já Maria Suellen venceu com ippon a chinesa Liu Huanyuan na primeira rodada, mas, nas quartas-de-final, perdeu por yuko para a eslovena Lucija Polavder.
Os demais atletas não avançaram na competição. Luciano Corrêa (100kg) foi superado na estreia por Jevgenijs Borodavko, da Letônia, enquanto Daniel Hernandes (+100kg) perdeu por ipppon para o japonês Daiki Kamikawa. Mayra Aguiar (78kg) não passou pela japonesa Akari Ogata por ippon.