
As novas discussões entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, após o Grande Prêmio da China de Fórmula 1, foram entendidas com normalidade por Niki Lauda. O austríaco, tricampeão da categoria e diretor da equipe Mercedes, afirmou que este tipo de situação ocorre pela mentalidade competitiva e egoísta de todos os pilotos da categoria.
Hamilton venceu o GP da China, no domingo, seguido por Rosberg, seu companheiro de equipe, e Sebastian Vettel, da Ferrari. Após a prova, o alemão da Mercedes reclamou que o britânico diminuiu propositalmente o ritmo após o primeiro pit-stop para forçar uma disputa por posição entre ele e Vettel e assim vencer com mais tranquilidade.
“É claro que ele (Hamilton) vai pilotar de forma egoísta. Esses caras são todos malditos egocêntricos e este é o único jeito de ganhar um campeonato mundial. Esse é a coisa mais antiga do mundo”, disse Lauda.
Os dois pilotos da Mercedes são amigos de infância e correram juntos no kart, mas enfrentam desgaste na relação desde a temporada passada, em que duelaram pelo título do Mundial de Fórmula 1. Um dos principais momentos da rivalidade foi no treino classificatório do GP de Mônaco, em que Hamilton buscava a pole, mas teve que abortar sua última volta porque Rosberg, então primeiro colocado do treino, ficou parado na área de escape da Mirabeau. O alemão alegou ter cometido um erro na tomada da curva.
“Não há amizade ali. Quando você corre, tem que brigar, e é isso. Nico se alcamará. É claro que machuca quando você é superado por seu companheiro de equipe, eu não ficava feliz quando era derrotado por (Alain) Prost o tempo todo. Por outro lado, ele se recupera rápido, então graças a Deus estamos a uma semana da próxima corrida e toda essa conversa acabará quando eles começarem a pilotar de novo na sexta-feira”, analisou Lauda.
Hamilton venceu duas das três provas da temporada da Fórmula 1 e lidera o Mundial com 13 pontos de vantagem para Sebastian Vettel. Nico Rosberg, superado pelo companheiro de equipe em todas as provas do ano, aparece na terceira colocação do campeonato.
A quarta etapa do Mundial de Fórmula 1 é o GP do Bahrein, marcado já para o próximo domingo, 19 de abril. A prova é a última antes da categoria entrar em sua fase europeia.