Cabeça de chave número 7, a tcheca Petra Kvitova estreou bem e garantiu vaga nas oitavas de final do Premier de Tóquio, no Japão. Depois de folgar na primeira rodada por ter se classificado automaticamente à segunda fase, a tenista precisou de dois sets para vencer a suíça Belinda Bencic, com parciais de 7/5 e 6/4, e confirmar a classificação.
Na próxima fase da competição, a número 11 do mundo enfrentará a vencedora do confronto entre a norte-americana Madison Keys e a chinesa Shuai Peng. Em jogos realizados também nesta segunda-feira, Keys venceu a espanhola Carla Suarez Navarro, de virada, por 5/7, 7/5 e 6/2, enquanto Peng passou pela local Risa Ozaki ao aplicar 6/2 e 6/1.
Nas outras partidas da rodada, a canadense Aleksandra Wozniak se classificou após bater a italiana Francesca Schiavone e terá um grande desafio pela frente, já que enfrentará a polonesa Agnieszka Radwanska, cabeça de chave número 2.
Vice campeã do WTA de Seul, no último final de semana, a russa Anastasia Pavlyuchenkova não conseguiu manter o mesmo desempenho na competição japonesa e foi eliminada logo na estreia. A tenista começou vencendo, mas não conseguiu manter o ritmo e teve que abandonar o jogo no terceiro set. Com isso, a romena Simona Halep, cabeça de chave 13, se classificou após o jogo ser encerrado quando ela vencia por 3/6, 7/6 (7-5) e 3/0.
A alemã Angelique Kerber, quinta maior cotada ao título, não encontrou dificuldades em sua partida e também garantiu vaga nas oitavas ao vencer a espanhola Maria-Teresa Torro-Flor, com placar final de 6/0 e 6/1.