MVPs da NBA, um aviso: vocês correm o sério risco de lesão logo na temporada seguinte à conquista. A advertência acima não passa de uma brincadeira, mas o fato é que os últimos jogadores agraciados com o prêmio de melhores da temporada da liga norte-americana sofreram com contusões em seguida.
A última “vítima” da “Maldição dos MVPs” foi justamente o mais recente. O ala Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, se preparava para o início da temporada 2014/2015 da mais importante liga de basquete do planeta quando sofreu uma fratura no dedo mínimo do pé direito.
Desta forma, com a necessidade de tratamento cirúrgico, o astro ficará no estaleiro por oito semanas.
Antes dele, outro jovem atleta conviveu com um período de recuperação enquanto desfrutava do prêmio de MVP. Derrick Rose, armador do Chicago Bulls rompeu os ligamentos do joelho esquerdo nos playoffs da temporada 2011/2012, uma depois de ser o melhor jogador. A lesão foi tão séria que o fez perder toda a temporada 2012/2013.
Quando ensaiava uma recuperação e a volta às quadras, nova contusão, desta vez no joelho esquerdo. O período de recuperação também foi cansativo e o armador só voltou a atuar neste ano, com a seleção dos Estados Unidos, em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo da modalidade.
Nem James escapa
LeBron James conquistou quatro títulos de MVP da NBA. Ele foi o dono do prêmio na temporada 2012/2013. No ano seguinte, sofreu com uma fratura no nariz que quase o fez ficar fora de combate. Na mesma temporada, ele ainda teve uma lesão na virilha.
As vítimas
Kevin Durant
Pé: pediu dispensa da seleção americana que disputou a Copa do Mundo deste ano alegando cansaço mental, o ala sofreu uma fratura que o deixará por até oito semanas sem jogar, uma perda e tanto para os atuais vice-campeões do oeste.
LeBron James
Nariz e virilha: não teve lesões tão sérias quanto às dos outros MVPs “azarados”, mas também se viu atormentado por contusões. Uma fratura no nariz e uma lesão muscular na virilha estão entre os problemas do quatro vezes MVP.
Derrick Rose
Joelhos: disparadamente o mais azarado entre os últimos MVPs. Uma ruptura nos ligamentos do joelho esquerdo o deixou de fora de toda uma temporada. No ano seguinte, lesão no outro joelho e mais um longo período de estaleiro.
Curiosidade
O histórico dos MVPs
1Os maiores campeões: desde que foi instaurado, na temporada 1955/1956, alguns jogadores já conseguiram a façanha de conquistar o prêmio de melhor jogador da temporada mais de três vezes. O maior vencedor é Kareem Abdul-Jabbar, que levantou o troféu Maurice Podoloff por seis vezes. Considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos, Michael Jordan tem “apenas” cinco títulos do tipo no currículo.
2Atualidade: na última década, ninguém ganhou o Maurice Podoloff mais vezes do que LeBron James. Desde a temporada 2008/2009, o Rei James já conquistou quatro troféus. Aos 29 anos, o supercraque ainda tem muita lenha para queimar, o que o deixa próximo dos maiores ganhadores.