A disputa do Campeonato Pan-Americano de Judô começa neste sábado, no Centro de Convenções Simón Bolívar, em Guaiaquil, no Equador. Sexta colocada no ranking mundial, a brasileira Ketleyn Quadros espera encontrar equilíbrio e altíssimo nível na competição. Ela é uma das representantes nacionais e terá com rivais as melhores judocas do continente, como a conterrânea Rafaela Silva, atual campeã do mundo e a americana Marti Malloy, atual vice-campeã e medalha de bronze em Londres 2012, todas disputam a categoria leve (-57kg).
Contando para o ranking mundial, que definirá a Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos Rio-2016, o campeonato também pontua para a classificação aos Jogos Pan-Americanos Canadá 2015, motivos que reforçam a necessidade de uma boa atuação da judoca.
“Me preparei bem para esse Pan. Vai ser equilibrado, especialmente na minha categoria, pelo alto nível das meninas. Em uma competição como essa, de lutas muito parelhas, contam muito a concentração e a estratégia. Vou lutar por uma medalha, lutar par estar na final, esse é meu objetivo”, disse.
Pelo sistema do ranking mundial, são levados em conta os cinco melhores resultados de cada atleta no circuito, além da pontuação do continental (2013 ou 2014) ou do Masters. Dessa forma, os pontos ganhos têm um peso extra. Depois da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da China, em 2008, Katleyn Quadros tem como meta clara a disputa das Olimpíadas do Rio 2016.