Maior campeão do Circuito Mundial de Surfe (WCT), com 11 títulos, o norte-americano Kelly Slater decepcionou a torcida na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e foi eliminado da etapa brasileira da competição. O algoz do surfista de 43 anos foi o australiano Matt Banting, que venceu por 10.80 a 6.70, na terceira bateria da nublada manhã desta sexta-feira no Postinho.
Com o resultado, Banting avança à quarta fase no Rio de Janeiro, enquanto Slater deixa a etapa e começa a se complicar no Mundial 2015. O melhor resultado do lendário surfista californiano foi um quinto lugar em Margaret River, onde perdeu para o brasileiro Gabriel Medina nas quartas de final. No momento, o norte-americano é o nono colocado no ranking mundial, com 10.950 pontos.
Com o mar fraco, Banting e Slater tiveram problemas para pegar boas ondas no mar carioca. Demorou para a primeira nota acima de 5 sair e ela foi conquistada pelo australiano, que tirou um 5.83, a melhor pontuação da bateria. Ele ainda somaria mais 4.97 pontos, alcançando 10.80 no total.
Por sua vez, Kelly Slater precisava de um 7.57, mas com as ondas fracas não conseguiu tirar nenhum coelho da cartola. O veterano surfista bem que tentou, mas não conseguia terminar suas manobras. Resultado: ele somou apenas 6.70 e deu adeus à competição.
O dia começou com a vitória do havaiano John John Florence sobre o australiano Adam Melling por 18.77 a 12.67, seguida pelo duelo ubatubano, em que Filipe Toledo derrotou Wiggolly Dantas por 15.60 a 11.34.