O GP de São Paulo, realizado na manhã deste domingo, serviu para alguns brasileiros alcançarem o índice para o Mundial da Coreia do Sul-2011, entre eles a saltadora Keila Costa, e para os JogosPan-Americanos de Guadalajara-2011. Já nos 100m, o britânico Dwain Chambers quebrou o recorde do campeonato no Ícaro de Castro Mello.
Após ficar em quinto lugar no tripo (13,98m), Keila ficou com o terceiro posto no salto em distância ao fazer 6,67m. Assim, a pernambucana, bronze no Mundial Indoor de Doha-2010, superou a marca mínima exigida para o Mundial (6,65m) e ficou a dois centímetros da performance necessária para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
“Garanti meu lugar no Mundial e no Pan é uma questão de tempo. Senti um pouco o cansaço do triplo, mas mesmo assim acho que fui bem na distância”, declarou Keila. No triplo, ela viu a colombiana Caterine Ibarguen quebrar seu recorde sul-americano (14,57m) duas vezes com 14,58m e 14,59m.
Nos 100m, Chambers fez 10s01, sua melhor marca de 2011 e recorde da competição. “Estou muito feliz com este resultado. Estou seguindo um forte ritmo de treinamento e sinto que estou evoluindo a cada Meeting. Foi um tempo fantástico”, disse o inglês, campeão mundial indoor em 2010, que se recuperou após sofrer suspensão por doping.
Nos 100m feminino, a nigeriana Oludamola Osayomi registrou 10s99 e tornou-se a segunda atleta a correr abaixo dos 11 segundos na América do Sul. Nos 400m, a brasileira Jailma Sales de Lima terminou no terceiro posto ao fazer 51s66, garantindo presença nos Jogos Pan-Americanos.
A gente sabia que o índice era apenas questão de tempo. Fizemos um estágio de treinamento de três semanas nos Estados Unidos e agora estamos colhendo o resultado. Tudo deu certo. Cada uma deu o seu melhor, o vento não atrapalhou e corremos numa pista boa”, vibrou Ana Cláudia, líder do ranking brasileiro deste ano com 11s19.
Nilson André, Sandro Viana, Ailson Feitosa e Basílio de Moraes Júnior venceram o 4x100m com o tempo de 38s77, marca que também serve tanto para o Pan quanto para o Mundial. Já o 4×400 feminino, formado por Jailma Sales de Lima, Joelma Souza, Aline dos Santos, Sheila Ferreira entrou no Pan ao registrar 3min30s59.
No salto com vara, o brasileiro Fabio Gomes, vice-líder do ranking mundial de 2011 (5,80m), decepcionou e não conseguiu passar do sarrafo em suas três tentativas. “Não dá para zerar numa disputa realizada na sua casa. Tem que saber suportar a pressão e ser constante”, disse o técnico Élson Miranda.
No lançamento do martelo, a cubana Ypsi Moreno, bicampeã mundial e duas vezes vice-campeã olímpica, confirmou seu favoritismo e levou o ouro com 71,93m. No total, 17 países colocaram atletas no pódio e nove nações tiveram campeões. O Brasil conquistou 16 medalhas: seis de ouro, duas de prata e oito de bronze.