A justiça dos Estados Unidos negou o recurso movido pelo ciclista Lance Armstrong contra a agência antidoping do país, nesta segunda-feira (20). Sete vezes campeão da Volta da França (Tour de France), o atleta movia uma ação para tentar impedir que o órgão prosseguisse com um processo disciplinar contra ele.
Armstrong tem enfrentado acusações de doping durante toda sua carreira, mas nunca testou positivo para substâncias proibidas. Em junho, o governo dos EUA encerrou uma investigação de quatro meses sem encontrar provas de que o ciclista fizesse uso de elementos ilegais, mas a agência nacional resolveu abrir um processo disciplinar.
A decisão desta segunda-feira foi proferida pelo juiz federam Sam Sparks, que não concordou com as alegações de Armstrong. Segundo o ciclista, a agência norte-americana antidoping não tem jurisdição para trabalhar no caso e viola sua liberdade constitucional.
Afastado de competições enquanto o processo disciplinar corre, o heptacampeão da Volta da França pode ser banido do esporte e perder seus títulos se o doping for comprovado.