A seleção brasileira de judô iniciou nesta quinta-feira a etapa de treinamentos para o Mundial, que será realizado em setembro no Rio de Janeiro. Os atletas nacionais farão suas preparações em quatro capitais diferentes (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre) até o início da concentração, em 2 de setembro, na capital paulista.
“Estamos na reta final do Mundial e esta é a fase de lapidação técnica, tática e de estudo dos principais adversários”, explicou Ney Wilson, coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). “Este período de treinamento será a porta de entrada para o período de concentração”, completou o dirigente.
O maior grupo de judocas está em São Paulo, para os treinamentos com os técnicos Luiz Shinohara e Henrique Guimarães. Estão na capital paulista o ligeiro Alexandre Lee, os leves Danielle Zangrando e Leandro Guilheiro, a meio-médio Danielle Yuri, o médio Carlos Honorato, os meio-pesados Luciano Correa e Edinanci Silva, a pesado Priscila Marques e o absoluto Daniel Hernandes.
No Rio de Janeiro, estão a ligeiro Daniela Polzin e o pesado João Gabriel, com os treinos coordenados por Ney Wilson e pela técnica Rosicléia Campos. Já em Porto Alegre, Kiko Pereira é o responsável pelo treinamento do meio-leve João Derly, do meio-médio Tiago Camillo e da médio Mayra Aguiar. Em Belo Horizonte, a meio-leve Érika Miranda é instruída por Floriano Almeida.
O Mundial será realizado entre os das 13 e 16 de setembro, na Arena Olímpica – o mesmo lugar que recebeu a competição de judô nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Os atletas que subirem ao pódio na competição garantem vaga para as Olimpíadas de Pequim-2008.