Menu
Mais Esportes

Judocas de Brasíllia se destacam nas Olimpíadas Universitárias

Arquivo Geral

25/07/2006 0h00

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2006, que estão sendo realizadas em Brasília, demonstraram que o equilíbrio nos tatames está cada vez maior. A afirmação é do diretor de judô da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), José de Costa Cabral. "Os resultados mostram atletas do Brasil inteiro se destacando", afirma Cabral. Segundo ele, estão surgindo valores de todos os estados, tanto dos tradicionais como Rio de Janeiro e São Paulo, quanto do Distrito Federal, além dos estados do Nordeste. "Isso é muito benéfico para o desenvolvimento do desporto universitário no geral", disse o dirigente.

O torneio de judô das Olimpíadas Universitárias JUBs 2006 fazem parte da seletiva para o Campeonato Mundial da Coréia do Sul, que será disputado em dezembro. O vencedor do evento universitário deve repetir a façanha na Copa Aurélio Miguel, em novembro, para conseguir a vaga. Caso haja vencedores diferentes nas duas seletivas, haverá uma disputa entre eles para definir o brasileiro que irá à Coréia.

O destaque dos dois primeiros dias da competição de judô foi a Associação Atlética UNIDF, do Distrito Federal, com um total de 14 medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro. Segundo Viviane Santos, da UNIDF, campeã na categoria ligeiro feminino, a disputa deste ano foi muito acirrada. "Ano passado, a seletiva do mundial foi realizada ao mesmo tempo que as Olimpíadas Universitárias e por isso muitos competidores não participaram. Esse ano a competição está apresentando um excelente nível técnico", disse Viviane.

A região sudeste, tradicional celeiro de atletas do judô, faturou 23 medalhas, entre elas o primeiro lugar na categoria leve feminino para Nádia Rodrigues Melo, da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro. As faculdades do Nordeste conseguiram 11 medalhas, enquanto as da região sul ficaram com 12 lugares no pódio e a região Norte subiu duas vezes entre os melhores das Olimpíadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado