Menu
Mais Esportes

Judocas brasileiros conquistam dois ouros no primeiro dia na Argentina

Arquivo Geral

09/11/2006 0h00

Os judocas Priscila Marques e Walter dos Santos abriram a contagem de medalhas para o Brasil nos Jogos Sul-americanos, que estão sendo realizados em Buenos Aires, Argentina. A competição teve início nesta quinta-feira e a dupla garantiu suas medalhas de ouro na categoria pesado.

Para os dois atletas, o início promissor do judô brasileiro nos Jogos representa o fruto do treinamento que está sendo feito para os Jogos Pan-americanos Rio 2007. “Este ano disputaremos as seletivas para o Pan. Um resultado positivo como esse aumenta ainda mais a minha confiança e motivação para brigar por uma vaga na seleção brasileira”, avalia Priscila Marques.

A judoca de 28 anos será a porta-bandeira da delegação brasileira na Cerimônia de Abertura dos Jogos esta noite. “A escolha para porta-bandeira foi uma surpresa agradável. Eu vim aqui para fazer o meu papel no tatame e obtive sucesso. Acho que a minha maior virtude foi conseguir pensar bem as lutas taticamente”.

Para conquistar o ouro, Priscila derrotou a atual campeã pan-americana da modalidade, a venezuelana Giovana Blanco com um wazari, a equatoriana Carmen Chala com o mesmo golpe e não precisou enfrentar a argentina Jéssica Briceño, contundida na luta contra a venezuelana. O torneio foi decidido em confrontos diretos entre todas as participantes. “Esse ano havia lutado contra a venezuelana três vezes, perdendo os três confrontos. Venho estudando ela há bastante tempo e essa vitória me motiva bastante para o RIO 2007”, diz a campeã sul-americana.

O paulista Santos precisou de três ippons e um yuko para ser campeão. Ele derrotou o venezuelano Leonel Ruiz (ippon), o peruano Carlos Zegarra (yuko), o argentino Ruben Walesberg (ippon) e colombiano Luis Salazar (ippon). “Vim para os Jogos Sul-americanos para enfrentar os possíveis adversários do Pan. Além do resultado positivo, pude ver que estou no caminho correto para garantir uma vaga na competição”, diz.

Os dois atletas voltam para a disputa de medalha por equipes, no sábado. Ainda hoje, o Brasil disputa mais três finais e dois terceiros lugares ainda a partir das 18h (horário de Brasília).

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado