Menu
Mais Esportes

Judoca festeja primeira medalha de ouro do Brasil no Pan de Toronto

Arquivo Geral

12/07/2015 12h26

A judoca Érika Miranda conquistou a primeira medalha de ouro da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Premiada na noite do último sábado, a atleta espera que seu feito abra caminho para uma série de pódios do País na competição canadense.

“Não sei nem explicar, estou muito feliz. Torço para que seja a primeira medalha de ouro de muitas que estão por vir, que serão conquistadas pelo Brasil”, comentou a atleta, sem saber para onde ir e olhar após conquistar o título inédito para o País no Canadá.

Érika Miranda, 28 anos, ficou com a prata nas edições do Rio de Janeiro 2007 e de Guadalajara 2011 dos Jogos Pan-Americanos. O ouro alcançado em Toronto é o primeiro do judô feminino brasileiro na categoria meio-leve na história da competição.

“Nem sabia desse tabu. Espero que essa seja a primeira de muitas medalhas que vão vir para a categoria. Serve para que todas as meninas que sejam do 52kg acreditem que a categoria é muito forte”, disse Érika, prata no Mundiail do Rio de Janeiro 2013 e bronze no de Chelyabinsk 2014.

A brasileira venceu três lutas para chegar ao ouro em Toronto. Ela bateu a dominicana Maria Garcia por ippon na estreia e ganhou da equatoriana Diana Dias por um yuko na semifinal. Na decisão, diante da local Ecaterina Guica, apoiada pela torcida, novo ippon.

Na noite de sábado, o judô brasileiro proporcionou as três primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Além de Érika Miranda, também subiram ao pódio Felipe Kitadai, prata nos 60kg, e Nathália Brigida, bronze nos 48kg.

“Eu até brinquei com o pessoal: no país do futebol, quem está mandando é o judô. Esse foi só o primeiro e espero que até o último dia saiam muitas outras”, disse Érika Miranda. No Canadá, o judô brasileiro busca o recorde de ganhar 14 medalha em 14 categorias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado