O judô brasileiro segue com desempenho muito bom nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Nesta quinta-feira, uma atleta nacional foi responsável por uma das vitórias mais rápidas da competição até aqui: Maria Portela estreou na competição e venceu sua luta com um ippon com apenas dez segundos. Tiago Camilo e Leandro Guilheiro também venceram e estão garantidos nas semifinais.
Maria Portella, da categoria até 70kg, e conhecida por demonstrar muita raça’ nas suas lutas. Mas desta vez ela nem teve tempo de demonstrar essa qualidade. Enfrentando a equatoriana Vanessa Chala, a brasileira mostrou agressividade, chegou a encostar duas vezes na atleta para tentar golpes, mas conseguiu um ippon ao derrubar a adversária com um movimento perfeito após 10s.
Era apenas a estreia de Portela na competição, nas quartas de final. Ela se classificou para a semi, onde irá lutar contra a colombiana Yuri Avelar por uma vaga na semi, e a chance de ir para a final e brigar pela medalha de ouro.
Na fase semifinal, no entanto, já estão outros dois brasileiros. Tiago Camilo, da categoria até 90kg, e Leandro Guilheiro, até 81kg, venceram suas lutas e estão na semifinal. Se vencerem, brigarão pelo ouro na final.
Guilheiro foi o primeiro a entrar no tatame. Ainda pelas oitavas de final, ele passou com facilidade pelo chileno Luis Antonio Retamales com um wazari e um ippon. Depois, Camilo ingressou direto nas quartas, enfrentando o canadense Alexandre Emond – vencendo com um ippon e garantindo sua vaga na semi.
Ainda pelas quartas, Leandro enfrentou o peruano German Velazco e, desta vez em uma luta mais complicada, venceu também com um ippon, desta vez por acúmulo de punições ao adversário, garantindo vaga na semifinal.
Mayra Aguiar, da categoria até 70kg, era uma das promessas de ouro do Brasil. Ela venceu sua primeira luta, pelas oitavas de final, mas caiu nas quartas ante a norte-americana Kayla Harrisson, uma das suas principais adversárias no continente americano. Agora, ela precisa vencer sua primeira luta na repescagem para brigar pelo bronze.