O ex-técnico do velocista Tyson Gay, Jon Drummong, foi suspenso por oito anos por administrar substâncias proibidas em seus atletas. A decisão foi tomada pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) após uma investigação que apontou que o treinador, além de ministrar doping aos seus competidores, também traficava os medicamentos.
No ano passado, Tyson Gay, campeão mundial dos 100 e 200 metros, foi pivô de um escândalo de doping. A Usada acabou reduzindo a pena do atleta para um ano, por ele ter colaborado com as investigações das acusações contra Drummond. Assim, Gay já retornou às competições.
O ex-treinador até processou Gay pela acusação da administração do esteroide anabolizante, na qual o velocista foi flagrado. Apesar disso, a tentativa de Drummond se livrar foi em vão, já que a informação fornecida por Tyson acabou sendo confirmada na última quarta-feira.
Assim, Drummond não poderá participar ou ser técnico de qualquer competição da Confederação Americana de Atletismo ou da Federação Internacional de Atletismo, a Iaaf.