Coincidentemente, o episódio aconteceu exatamente cinco anos e um mês após o maior atentado terrorista da história, que derrubou as torres do World Trade Center. Segundo agências norte-americanas, houve por certos momentos a expectativa de novo atentado, possibilidade rechaçada assim que as investigações prosseguiram.
Apesar de terem confirmado a morte de Lidle, as autoridades não souberam dizer quem comandava a aeronave, que pertencia a ele, e o que causou o acidente. A primeira hipótese aponta para o mau tempo em Nova York. O jogador dos Yankees havia acabado de tirar a licença para pilotar pequenos aviões e constantemente era visto comentando sobre o gosto de voar.
Pelos Yankees, Lidle, de 34 anos, participou pela última vez na série dos playoffs, que eliminou o tradicional clube da liga profissional de beisebol. Ele havia sido “rebaixado” pelo técnico Joe Torre com a perda da posição de iniciador. O jogador iniciou sua carreira em 1997, no New York Mets, e teve passagens por Philadelphia, Tampa Bay, Oakland, Toronto e Cincinnati antes de chegar aos Yankees.
< !-- /hotwords -- >