O nadador brasileiro, João Gomes, foi suspenso por seis meses após o resultado de seu exame antidoping ter dado como positivo. A decisão foi anunciada no site oficial da Federação Internacional de Natação (Fina) e punição ocorre a partir do dia 4 de dezembro de 2014, data do exame, até o 3 de junho deste ano.
Apesar da suspensão, os resultados do Brasil no Mundial em Piscina Curta de Doha, realizado em dezembro, não serão alterados. As medalhas serão mantidas, deixando o Brasil como primeiro na classificação da competição. Mas o atleta terá seus resultados conquistados após a data do exame anulados e as premiações financeiras devolvidas.
“Este resultado respeitou o mérito real dos nadadores e vem ratificar que a credibilidade da instituição está acima do equívoco de um atleta. As medalhas e recordes foram fruto do esforço de todos. A decisão não poderia ter sido melhor para o time”, disse Ricardo de Moura, supervisor técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
O nadador e a CBDA, que irá arcar com todos os custos, ainda podem recorrer da decisão. O prazo máximo para a apelação é de 21 dias.