A seleção brasileira masculina de judô enfrenta amanhã os japoneses em um Desafio Internacional que será realizado em Maringá. Há uma semana em treinamento em São Paulo, os atuais bicampeões mundiais por equipes (1998 e 2002) estão no país pela primeira vez com sua equipe principal completa.
As estrelas são o bicampeão mundial e campeão olímpico Keiji Suzuki e o campeão mundial Yasuyuki Muneta. O tricampeão olímpico Tadahiro Nomura será poupado por estar sentindo o ombro direito.
Do lado dos donos da casa, destaque para o campeão mundial João Derly, os medalhistas olímpicos Flávio Canto, Tiago Camilo e Carlos Honorato, além de Mario Sabino, bronze no Mundial-2003. Às 9h, no Ginásio Chico Neto, lutam Brasil B e Japão B. Às 10h, sobem no tatame Brasil A e Japão A. O SporTV transmite ao vivo.
“É mais um teste para a equipe do Brasil. Sei que não é fácil, mas temos tudo para vencer”, diz Mario Sabino, que terá pela frente Keiji Suzuki, a quem venceu no Campeonato Mundial por equipes em 2002 por dois koka a um. Esta foi a última derrota de Suzuki para um atleta ocidental. “Os dois evoluíram muito de 2002 para cá “, completa Sabino.
Tiago Camilo, que defenderá o time B do Brasil, não quer saber de amistoso. “Não é sempre que temos a oportunidade de lutar com o Japão e a motivação é enorme”, diz o vice-campeão olímpico de Sydney-2000.
Já Daniel Hernandes encontrará o campeão mundial de 2005, Yasuyuki Muneta. Hernandes é outro que promete empenho total na competição, que serve de preparação para o Campeonato Mundial por Equipes, em setembro, na França. “É sempre bom lutar com os japoneses. No meu caso, quero ver a evolução do meu judô em relação ao Muneta, de quem já perdi uma vez”, comenta o peso pesado.
O meio-médio Flávio Canto resume o espírito da equipe brasileira. “Vai ser um treino de luxo. Por um lado, ninguém se preparou exclusivamente para o desafio, nem Brasil nem Japão. Por outro, nenhum dos dois vai querer perder”, conclui.
 
										 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
							 
							 
							 
							