A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou, nesta quinta-feira, os melhores tenistas do ano de 2014. O sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams foram eleitos pela entidade nas categorias masculina e feminina, respectivamente. Os dois atletas são os líderes do ranking mundial do ATP.
Nas duplas, a entidade que comanda o tênis escolheu, na categoria masculina, os norte-americanos Bob e Mike Bryan. Enquanto isso, entre as mulheres, a ITF elegeu as italianas Sara Errani e Roberta Vinci. Nos juvenis, os destaques foram a estadunidense Cici Bellis, de 15 anos de idade, e o russo Andrey Rublev.
Esta foi a quarta vez que Novak Djokovic recebeu este prêmio da ITF. Já Serena Williams recebeu essa mesma homenagem em cinco oportunidades. “Os vencedores demonstraram grande consistência e jogaram muito bem em uma das eras mais competitivas do nosso esporte. Serena é uma das competidoras mais duras, enquanto Djokovic teve grande desempenho nos principais eventos”, disse o presidente da ITF Francesco Ricci Bitti.
Os vencedores foram eleitos a partir de um sistema que leva em questão os resultados do ano e também dá maior importância aos Grand Slam, sendo que Serena e Novak conquistaram um nesta temporada; a Fed Cup e Copa Davis também são consideradas ‘pesos a mais’. Os atletas receberão esse prêmio em um jantar na cidade de Paris, no dia 2 de junho do próximo ano, na disputa de Roland Garros.