Menu
Mais Esportes

Italiano derruba Federer na terceira rodada em Melbourne após 13 anos

Arquivo Geral

23/01/2015 7h42

O suíço Roger Federer chegou ao Aberto da Austrália sonhando em retomar a liderança do ranking mundial masculino de tênis, nas mãos de Novak Djokovic, mas foi eliminado precocemente do torneio. Na manhã desta sexta-feira em Melbourne, ele acabou derrotado pelo italiano Andreas Seppi, 46º da lista da ATP, por 6/4, 7/6 (7-5), 4/6 e 7/6 (7-5), em 2h57 de partida, pela terceira rodada.

Federer não era eliminado antes das oitavas de final em Melbourne desde 2001, quando disputou o torneio pela segunda vez na carreira. Desde então, o suíço acumula quatro títulos, um vice-campeonato e seis classificações à semifinal, além de duas oitavas, no primeiro Grand Slam da temporada profissional.

A partida que tirou Roger Federer do Aberto da Austrália foi a 11ª entre ele e Andreas Seppi no circuito, e apenas a primeira vitória do italiano. Antes desta sexta-feira, o tenista de Bolzano tinha vencido apenas um set sobre o ex-líder do ranking mundial, quando perdeu nas quartas de final do ATP 250 de Doha de 2012.

Federer encontrou problemas desde o início da partida diante de Seppi. Sem pressão, o italiano jogou com muita segurança no fundo da quadra e conseguiu uma quebra de saque no nono game do primeiro set. Depois, serviu para fechar a parcial e abrir vantagem no marcador da Rod Laver Arena.

Seppi continuou atuando em alto nível no segundo set, mesmo com a mudança de estratégia de Roger Federer, que passou a apostar em variações de jogo e subidas à rede para surpreender o adversário. Mas o italiano reagiu bem. Com duas quebras para cada lado, a decisão foi para o tie-break e o suíço parecia ter a vantagem. Fez 4-1. Mas depois parou e levou a virada de 7-5.

O Federer que almejava a liderança do ranking mundial só foi aparecer em quadra no terceiro set, em que logo no início conseguiu uma quebra de serviço. À frente do placar, jogou com agressividade e levou a parcial, apesar de Seppi continuar mostrando bom desempenho em quadra.

No quarto set, o tetracampeão em Melbourne teve um break point a seu favor logo no primeiro game, mas desperdiçou uma chance que não teria pelo restante da parcial. Os dois tenistas, então, não tiveram muitos problemas para confirmar seus serviços e forçaram o tie-break de desempate. Lá, Federer chegou a abrir 5-4 para sacar e empatar a partida. No entanto, o suíço de 33 anos vacilou, permitiu duas mini quebras ao italiano, que depois sacou para obter a vitória inédita.

Disputando o Aberto da Austrália desde 2004, o italiano de 30 anos alcança pela primeira vez a fase de oitavas de final, onde vai enfrentar o vencedor do embate entre o local Nick Kyrgius (53º) e o tunisiano Malek Jaziri (75º).

Veja os resultados desta sexta-feira pela terceira rodada do Aberto da Austrália:

[3] Rafael Nadal (ESP) venceu Dudi Sela (ISR): 6/1, 6/0 e 7/5

[6] Andy Murray (GBR) venceu João Sousa (POR): 6/1, 6/1 e 7/5

[7] Tomas Berdych (TCH) venceu Viktor Troicki (SER): 6/4, 6/3 e 6/4

[10] Grigor Dimitrov (BUL) venceu Marcos Baghdatis (CHP): 4/6, 6/3, 3/6, 6/3 e 6/3

[14] Kevin Anderson (AFS) venceu [24] Richard Gasquet (FRA): 6/4, 7/6 (7-3) e 7/6 (8-6)

Bernard Tomic (AUS) venceu Sam Groth (AUS): 6/4, 7/6 (10-8) e 6/3

Nick Kyrgius (AUS) venceu Malek Jaziri (TUN): 6/3, 7/6 (8-6) e 6/1

Andreas Seppi (ITA) venceu [2] Roger Federer (SUI): 6/4, 7/6 (7-5), 4/6 e 7/6 (7-5)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado