Os Estados Unidos estão eliminados do torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A equipe norte-americana, ouro em Pequim-2008 e favorita ao bicampeonato, foi surpreendida nesta quarta-feira pela Itália, que venceu por 3 sets a 0, parciais de 28/26, 25/20 e 25/20, e se classificou para enfrentar o Brasil na semifinal.
Brasil e Itália se enfrentaram também nas semifinais das Olimpíadas de Pequim-2008, em que a Seleção comandada por Bernardinho venceu por 3 sets a 1 e avançou à final. Na ocasião, o time nacional ficou com a medalha de prata ao ser derrotado justamente pelos norte-americanos por 3 a 1 na decisão.
A seleção dos Estados Unidos chegou como favorita ao confronto diante da Itália por ter a melhor campanha da primeira fase – quatro vitórias e uma derrota – e pelas oscilações apresentadas pelos italianos nos últimos anos. Com jogadores envelhecidos e outros ainda sem experiência, a equipe europeia foi apenas a quarta colocada do Grupo A.
Quando a partida começou nesta quarta-feira, no entanto, o favoritismo norte-americano ruiu, sobretudo por conta do forte saque italiano. Forçando o fundamento, principalmente com Cristian Savani, a Itália quebrou o sistema defensivo norte-americano e revelou as dificuldades do time campeão olímpico em Pequim.
Sem o passe na mão, o levantador Suxho viu-se em apuros e não conseguiu utilizar as bolas de primeiro tempo no meio da rede. Obrigado a jogar sempre com as pontas, o ataque dos Estados Unidos passou a ser bem marcado pelo time italiano, que aguentou manter o ritmo durante os três sets de partida.
O time norte-americano tentou usar a mesma receita de seu adversário para equilibrar o jogo, mas os potentes saques de Anderson e Mckienzie não funcionaram tão bem quanto nas partidas anteriores e a Itália chegou à vitória em um ataque de Lasko que explodiu no bloqueio e foi para fora.