Menu
Mais Esportes

Instável, Bellucci bate espanhol e pega colombiano na semi em Genebra

Arquivo Geral

21/05/2015 12h00

O tenista Thomaz Bellucci, 60º colocado no ranking mundial, conquistou um importante resultado, na manhã desta sexta-feira, no ATP 250 de Genebra, no saibro suíço. O paulista de Tietê fez uma partida de altos e baixos, mas a atuação foi suficiente para derrotar o espanhol Albert Ramos-Viñolas (63º), por 2 sets a 1, com direito a “pneu”, parciais de 6/0, 1/6 e 6/3, em 1h47 de confronto pelas quartas de final.

O adversário do número 1 do Brasil será o colombiano Santiago Giraldo (67º), que venceu o cabeça de chave 2 na Suíça, o croata Marin Cilic, por 7/5 e 6/3. A partida acontecerá na manhã desta sexta-feira.

O confronto será um tira-teima com Giraldo. Os dois já se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado. Os três primeiros encontros terminaram com triunfo colombiano, ao passo que o brasileiro deu o troco nos restantes. O último embate aconteceu em 2014, quando Bellucci venceu Santiago por 4/6, 7/5 e 6/3 pelo ATP 250 de São Paulo.

Esta é a segunda vez que Thomaz Bellucci alcança uma semifinal em 2015. A primeira aconteceu em fevereiro, quando caiu para o dominicano Victor Estrella Burgos no ATP 250 de Quito, no Equador.

Após o revés, o tenista de 27 anos acumulou uma série de resultados negativos. Foi eliminado nas estreias dos ATPs de São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, perdeu duas partidas contra a Argentina na Copa Davis, e voltou a cair precocemente no Masters 1000 de Indian Wells e no Challenger de Irving, nos Estados Unidos. Depois disso, o brasileiro somou 15 vitórias e apenas cinco reveses.

Treinado por João Zwetsch, Thomaz Bellucci luta para encerrar um jejum de quase três anos sem títulos. O último troféu levantado pelo brasileiro em um torneio de simples foi em 2012, no ATP 250 de Gstaad, na Suíça.

O jogo – Bellucci começou a partida agressivo e tratou de quebrar o serviço de Viñolas logo no primeiro game. Firme no primeiro serviço, ele só teve o saque ameaçado uma vez no primeiro set, mas salvou o break point. O brasileiro ainda conseguiu mais duas quebras e aplicou o “pneu” para cima do espanhol.

As performances, porém, se inverteram na segunda parcial. Bellucci relaxou e permitiu a reação de Albert Ramos, que conseguiu rechaçar o serviço do paulista em três oportunidades. Sem a mesma eficiência no saque, o brasileiro quase teve o “pneu” devolvido e perdeu por 6/1.

A instabilidade de ambos os tenistas continuou no terceiro e decisivo set. Com duas quebras a seu favor, Thomaz abriu 4/0 rapidamente e deu enorme passo à vitória. O canhoto de Tietê viu o espanhol  diminuir a diferença no placar (5/3), mas voltou a sacar bem no último game e carimbou, de vez, o passaporte às semifinais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado