Menu
Mais Esportes

Iaaf busca novas sedes de competições para substituir cidades russas

Arquivo Geral

04/12/2015 10h45

A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf) já está recebendo candidaturas de cidades interessadas em sediar o Mundial de Marcha Atlética e o Mundial Júnior de Atletismo, em 2016. As competições estavam previstas para ocorrer em Cheboksary e Kazan, respectivamente, mas o banimento da federação russa de atletismo pelo escândalo de doping tirou o direito do país de sediar qualquer disputa internacional da modalidade.

A Iaaf fez, na última quinta-feira, um convite formal às demais federações para enviarem candidaturas para organizar os torneios. Segundo a agenda divulgada pela entidade, o formulário e documentação necessários devem ser entregues até o dia 22 de dezembro para serem submetidos à avaliação. As cidades vencedoras, eleitas mediante votação, serão conhecidas no dia 7 de janeiro.

A Rússia perdeu o direito de sediar as competições depois de ser banida da Iaaf, em novembro. Um relatório da comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) acusa a federação do país não só de praticar o doping, como pagar suborno para ocultar resultados positivos e destruir mostras sobre o consumo de substâncias proibidas no laboratório de Moscou. Tudo isso com respaldo do Ministério do Esporte da Rússia e do Serviço Federal de Segurança.

Enquanto a suspensão estiver em vigor, nenhum atleta russo pode competir fora do país, e o território não pode receber nenhuma competição de nível internacional.

Para voltar a ser membro da Iaaf, o Ministro dos Esportes da Rússia, Vitali Mutkó, tem se mostrado disposto a tomar as atitudes necessárias para adequar a entidade do atletismo local às normas internacionais. Uma comissão inspetora da Iaaf vigiará o processo de reforma da Federação Russa e decidirá em que momento esta cumpre as condições para voltar a ser ativa a nível mundial.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado