Zurique (Suíça) – Dois dias antes de lutar, o norte-americano Evander Holyfield e o russo Nikolai Valuev fizeram a pesagem oficial na tarde desta quinta-feira. O duelo acontece às 15h30 (de Brasília) do próximo sábado, na Suíça. Frente a frente, a diferença de porte físico entre os dois adversários ficou evidente.
Com 2,13m, 150kg e 35 anos, Valuev é 26cm mais alto, 52kg mais pesado e 11 anos mais novo que o rival dos Estados Unidos. Com problemas financeiros, Evander Holyfield resolveu voltar aos ringues para lutar diante do Gigante Russo pelo título dos pesados da Associação Mundial de Boxe. Pelo combate, ele ganharia entre US$ 750 mil e US$ 1 milhão.
O lutador norte-americano ganhou o título pesados quatro vezes ao longo da carreira e superou figuras como Riddick Bowe, George Foreman e Mike Tyson. Holyfield está afastado há um ano, quando foi derrotado em Moscou por Sultan Ibragimov, então campeão da Organização Mundial de Boxe.
O lutador não venceu uma das quatro lutas pelo título que fez desde bateu John Ruiz em confronto válido pela Associação Mundial de Boxe, em outubro de 2000. Fisicamente, o pugilista dos Estados Unidos garante que está no mesmo nível de quatro anos atrás. No mês passado, ele passou por cinco horas de provas físicas na Alemanha para provar que tem condições de lutar.