Menu
Mais Esportes

Holandesa foi primeira gay assumida a conquistar medalha em Sochi

Arquivo Geral

11/02/2014 15h15

A patinadora holandesa Irene Wust se tornou a primeira atleta assumidamente gay a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, evento marcado pela polêmica legislação russa sobre homossexuais. Ela venceu a prova feminina dos 3000m da patinação de velocidade, na última segunda-feira, e garantiu a medalha de ouro.

Wust, uma das sete atletas assumidamente homossexuais a participar das Olimpíadas na Rússia, não utilizou a atenção gerada pela conquista para reclamar sobre a legislação russa. Em vez disso, destacou a pressão que sentia pela expectativa dos torcedores e lembrou que ainda competirá em mais duas provas.

“Os 17 milhões de holandeses queriam que eu vencesse. Agora que a pressão extrema foi embora, posso ganhar mais”, disse Wust, que em Sochi ainda competirá nas provas de 1500m e 1000m.

Esta foi a quarta medalha da patinadora holandesa nas Olimpíadas, já que ela também conquistou o ouro dos 3000m e o bronze dos 1500m em Turin-2006, e o ouro dos 1500m em Vancouver-2010. A prova que ela venceu nesta segunda-feira também teve no pódio a tcheca Martina Sablikova e a russa Olga Graf.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado