Além de amargar uma derrota por 5 a 0 na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis, no último final de semana, Lleyton Hewitt também se sentiu desapontado com outro fator extraquadra. Em entrevista coletiva concedida ainda em La Roche sur Yon, na França, o australiano fez críticas ao sistema de antidopagem adotado na competição.
“Estou desapontado como os testes antidoping funcionam. Eles fazem com que vocês (jornalistas) fiquem esperando e que nós (tenistas) também fiquemos esperando. Disputo a Copa Davis há 17 anos e já fiz alguns testes antidoping na minha carreira, mas ter que ir de três a quatro vezes por noite fazer o exame é ridículo. Deveriam fazer tudo no último dia, depois da série de jogos”, afirmou Hewitt.
A última vez que a Austrália esteve no Grupo Mundial foi em 2007, quando o país perdeu para a Bélgica, por 3 a 2, na primeira rodada. De volta à elite da competição após seis anos, os australianos não foram páreos para os franceses, que jogaram em casa e tinham como representantes Richard Gasquet e Jo-Wilfried Tsonga, nono e décimo colocado no ranking mundial, respectivamente.