Na noite desta terça-feira, o Miami Heat deu um passo gigante rumo ao seu segundo título da NBA, ao aproveitar mais um mando de quadra na American Airlines Arena e derrotar o Oklahoma City Thunder pelo placar de 104 a 98.
Com o resultado, o Miami Heat abre 3 a 1 na final da liga e pode ser campeão já na próxima quinta-feira, às 22h (de Brasília), na partida número 5, novamente em Miami. Caso o Thunder vença o próximo duelo, o representante da Conferência Oeste força o jogo seis, voltando a atuar em casa, na Chesepeake Energy Arena.
Apesar da derrota, o cestinha da partida foi Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, que saiu de quadra com 43 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Do lado do Miami Heat, LeBron James foi o maior pontuador, terminando com double-double de 26 pontos e 12 assistências. Mario Chalmers, um dos grandes nomes da noite, e Dwyane Wade contribuíram com mais 25 unidades cada um.
Apesar de ter inaugurado o placar com os dois primeiros pontos saindo das mãos de Dwyane Wade, o Miami Heat não começou bem na partida, permitindo que o Oklahoma City Thunder abrisse 13 a 3 no placar. Comandado por LeBron James e Wade, o Heat chegou a diminuir a diferença para 15 a 10, mas foi o time visitante que terminou o primeiro quarto com a liderança de 33 a 19. Russell Westbrook terminou como o maior pontuador da primeira etapa, com dez.
A franquia da Flórida acordou no início sdo segundo quarto e, no primeiros três minutos e meio de partida, fez uma sequência de 13 a 0 no placar, diminuindo a diferença para 33 a 32. A partir desse momento, o confronto se equilibrou e as duas equipes passaram a pontuar, sendo que até o intervalo a diferença jamais passou dos cinco pontos a favor do Thunder, que foi para os vestiários com vantegem de 49 a 46. Westbrook novamente terminou como o melhor da etapa, contribuindo com mais oito unidades para o time de Oklahoma City.
Na volta dos vestiários, Dwyane Wade acertou dois lances livres nos primeiros minutos e colocou uma bola de dois pontos para colocar o Miami Heat à frente no placar, o que não acontecia desde o início do jogo. Kevin Durant deu a resposta rápida e, com um arremesso de três pontos, colocou 52 a 50 no marcador da American Airlines Arena. O duelo seguiu muito equilibrado e as equipes não deixavam o adversário abrir folga no placar.
Faltando sete minutos para o término do terceiro período, Mario Chalmers colocou uma bola de três pontos e deu ao Miami Heat a maior vantagem na partida até então, com 64 a 60. Logo na sequência, Mario fez mais uma cesta de dois pontos e o Heat fez 66 a 60. A franquia da Flórida não conseguiu abrir grande folga e foi para o último período vencendo por quatro pontos (79 a 75).
No começo do período decisivo, Kevin Durant fez dois pontos e fez o prejuízo do Thunder cair para 79 a 77. Instantes depois, LeBron James acertou um lance livre e desperdiçou o segundo e viu Russell Westbrook acertar uma bola de dois pontos e colocar o time de Oklahoma City somente um único ponto atrás dos representantes da costa sudeste.
Entretando, os visitantes não contavam com um Mario Chalmers inspirado, que colocou mais sete pontos em dois minutos e manteve a vantagem do time mandante.
Faltando seis minutos para o final do jogo, o Oklahoma City empatou novamente, após dois lances livres certos de Westbrook. Em seguida, LeBron James fez mais dois pontos, colocando 92 a 90, antes de sair de quadra lesionado.
Faltando quatro minutos para o término, Kevin Durant, com bola de dois, fez o Oklahoma City Thunder voltar a passar à frente no placar, com 94 a 92.
Momentos de tensão tomaram contra do ginásio após a saída do camisa 6, mas eles duraram pouco. E James voltou ao jogo para disputar os minutos finais. Mal ele voltou e já colocou mais três pontos seus no placar, deixando o Heat respirar no jogo (97 a 94).
Com 44 segundos no cronômetro, Chalmers acertou arremesso de dois, fazendo 101 a 96. Russell Westbrook deu resposta rápida, colocando 101 a 98. Porém, era a noite de Mario Chalmers, que acertou mais dois lances livres e deu folga de 103 a 98. O mesmo Mario Chalmers ainda teve tempo de acertar mais um, para fechar o placar em 104 a 98 a favor do time da Flórida.